Vida e Obra de Jum Nakao

  


 
 Jum Nakao é um designer e estilista brasileiro, criador da técnica segunda pele, que usa a fita crepe para decalcar o corpo de forma tridimensional, planificando e transformando em uma modelagem tradicional/industrial. Jum criou esta técnica, por que queria em suas criações modelagens precisas, e a usa desde 1996. Ele considera sua metodologia uma engenharia reversa e afirma que ela possui aprimoramento continuo.

    Sua formação inicial é em tecnologia no inicio dos anos 80. Sobre sua formação Jum Nakao diz: "Queria mudar o mundo através da eletrônica, acreditava que a tecnologia poderia aproximar o mundo e conectar as pessoas". Durante essa busca por "mudar o mundo" Jum resolveu buscar novos ares e encontrou na moda as conexões que não encontrava na tecnologia.

    Foi então que ele resolveu dedicar seus estudos a moda. Ao procurar formação Nakao afirma: "Logo de inicio se deparei com um cenário pior que da eletrônica, sequer havia formação em moda e os cursos eram ainda mais medíocres, decidi ser autodidata".

    Em 1986 no Museu de imagem e som Conrado Segreto, Jum Nakao e alguns estilistas, montaram a  Cooperativa paulista de moda. Estes estilistas eram: Maira Hilmenstein, Marjorie Gueller, Silver LeBranc, Taisa Borges, Walter rodrigues. E apesar da grande animação destes jovens estilistas esse evento não houve grande repercussão. Desanimado, Jum Nakao resolveu voltar ao seu antigo emprego.

     Nas décadas de 90 iniciou se o Phytoervas Fashion que revelava novos talentos da moda. Em 1996, Jum desfilou sua coleção no evento. Na época foi considerado a grande revelação do momento e isso abriu algumas portas para ele. Começou a trabalhar como diretor criativo de uma grande empresa do setor da moda de dia e a noite trabalhava como designer autoral de suas coleções.

    Em 1999 o Phytoervas Fashion veio ao fim, e Jum começou a desfilar suas coleções na casa de criadores.

    Em 2002 começou a se dedicar integralmente a suas coleções e foi convidado a participar do line up spfw (São Paulo Fashion Week), foi quando um grande surto mercadológico abalou as estruturas da moda. Os produtos Importados e a popularização do Fast fashion assolaram a moda no Brasil, e então  Jum Nakao começou a pensar seu verdadeiro propósito ao embarcar no mundo na moda. E assim nasceu o "Costura do Invisível "em 2004.

    Conheci o trabalho de Jum Nakao em uma aula de Metodologia na Faculdade e fiquei totalmente anestesiada com este desfile em particular. O que ele diz sobre o desfile é: "O papel é inicio de tudo (...) Insignificante, puro, sem valor, frágil e efêmero". O que eu presenciei foi um espetáculo de pura perfeição, que demoraram cerca de 700 horas para serem concluídos e que foram rasgados em questão de segundos.

    O que queria dizer Nakao ao mundo? Segundo ele sua mensagem era: "Não importa do que é feito, mais como é feito, não é o visível, mais o visível que permanece gravado".

    Depois deste dia a sua vida mudou, já que este desfile respingou pelo mundo inteiro impressionando milhões de pessoas ao redor do mundo. Todos estavam perplexos com a visão da moda de Jum Nakao.

    Ele dedicou sua obra e alguns anos ensinando e apresentando sua arte para todos. Através de palestras, eventos grandiosos, assim como parcerias e autorias com grandes marcas.

    Hoje em dia Jum Nakao é voltado para as razoes sociais e usa sua arte para ajudar pessoas. Seu projeto atual se chama "pílulas" um curso de capacitação para resgatar a arte da costura e da modelagem.

    Nele o estilista ensina tudo que sabe sobre modelagem e costuras, de forma simples e revolucionária como ele sempre fez. Como é um aprimoramento continuo, Jum criou um curso pelo qual ele distribui material continuo ao seus assinantes. É possível ter acesso mensal das suas aulas, e ser atualizado continuamente por um valor simbólico.

Acessar Curso do Jum Nakao

E ai Grandões gostaram do conteúdo? Acharam útil? Não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais para que sempre que tiver conteúdo novo no blog você seja o primeiro a saber.


ATE O PROXIMO POST. BJUUUUUUUUUUUUUUUU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Couture to the Max” O prodigio do design com 7 anos de idade

Qual sapato usar com Pantalona?